Os trabalhos em altura, principalmente em árvores, podem ser bastante perigosos se não forem realizados com as devidas precauções. Para regulamentar essas atividades, existem normas como a NR 35 no Brasil (A norma estabelece medidas de proteção para garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores que realizam atividades acima de 2 metros do nível inferior, como em andaimes, escadas, telhados, torres, entre outros. ), porém, o ANEXO 1 (Acesso por Cordas) da NR 35 exclui os trabalhos com arboricultura no paragrafo 2.3. item B Diante dessa situação, é necessário buscar uma norma estrangeira para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos nessas atividades.
É importante destacar que apesar da exclusão dos trabalhos com arboricultura apenas do anexo 1 da NR 35, todos os trabalhos acima de 2 metros de altura ainda exigem o treinamento em NR 35 conforme paragrafo 35.2.1. da norma em questão.
Uma das normas estrangeiras que podemos utilizar para trabalhos em altura em árvores é a ANSI Z 133 americana. Essa norma estabelece diretrizes de segurança para trabalhos em árvores, incluindo o acesso por cordas.
É importante destacar que a utilização da ANSI Z 133 como base para os trabalhos em altura em árvores é embasada pelo decreto 10.229/20 (DOU 05/02/20),VI – que permite a utilização de normas estrangeiras quando as normas nacionais se tornam desatualizadas por força de desenvolvimento tecnológico consolidado internacionalmente.
Com a utilização da ANSI Z 133 como referência para os trabalhos em altura em árvores, é possível estabelecer um conjunto claro de diretrizes para garantir a segurança dos trabalhadores envolvidos nessa atividade.
Algumas das principais recomendações da norma incluem o uso de equipamentos de proteção individual, como capacetes, cintos de segurança, mosquetões com dois movimentos antes da abertura entre outros e estabelecer procedimentos seguros para o acesso por cordas e o trabalho em altura em árvores.
Ressalta-se que a utilização da norma americana não substitui as normas brasileiras. Pelo contrário, a norma americana deve ser utilizada em conjunto com as normas brasileiras para garantir a segurança dos trabalhadores. Além disso, é fundamental que os profissionais envolvidos nos trabalhos em altura em árvores sejam devidamente treinados e qualificados para realizar essa atividade com segurança.
Breve teremos um artigo sobre todas as normas brasileiras e estrangeiras que podem ser aplicadas na Arboricultura.
Felipe Silveira
Arborista Certificado ISA, n. BR-0024A Tree Climber Specialist TCIA ID: 266441
Pós graduado em Arborização Urbana pela UFRRJ
Arborista do Time Husqvarna Brasil Treinamento Internacional de Escalada e Resgate em Árvores
Inspetor de equipamentos de Escalada Treinado para Operações de Acesso e Resgate com Cordas
Gerente de operações de áreas verdes